Jericoacoara

Conhecer Jericoacoara significa viver umas férias inesquecíveis. Jeri, como agora chamado por todos aqueles que, até vinte e cinco anos atrás era uma pequena aldeia dos pescadores mas agora se tornou a atração turística mais famosa do litoral cearense.

Apesar do seu desenvolvimento, em tempo muito curto graças a chegada da energia elétrica e estrada de asfalto até vinte e cinco quilómetros antes da vila tem mantido as suas características e naturalidade, seus rústicos e simples com ruas ainda de areia, casas reformadas e construídas com tijolos e algumas outras madeira cercado por belas flores e plantas tropicais. A água do mar manteve-se intocado, o céu limpo, piscinas naturais e longas praias com dunas majestosas atrás. Mas acima de tudo isso surge a sua tranquilidade e caminho mais fácil da vida diária de uma mistura de elementos que criam uma atomsfera única e mágica onde na verdade há rituais Macumba praticado quase em segredo em algumas famílias de moradores em suas casas.

Atualmente, existem vários restaurantes e tipos de acomodações muitos simples e luxosas, também lojas de artesanato e alguns e discoteca. Ainda assim boa parte dos nativos vive da pesca marítima, sair à noite com suas canoas à vela rudimentares e retornando no período da manhã.

 

HISTÓRIA

O nome de Jeri parece ter sido dado pela tribo Tupi Guraní que Jeri significaria (yoruco) buraco, cuaquara (quara) tortuga, o nome original "yorucuquara" que é o lugar onde as tartarugas chegam para colocar seus ovos, também relatada em alguns gráficos da época, como "Buraco das tortugas"

Existem várias teorias sobre a descoberta de Jericoacoara, o austríaco historiador Adolfo Vargem argumenta em seus escritos que foi descoberta no século XV, quando chegou ao Brasil uma pequena frota de quatro caravelas, na esteira de Cristóvão Colombo, o comandante da frota foi o espanhol Vincente Pinzon, a bordo da Santa Clara. O primeiro desembarque foi na ponta do  Mucuripe atual Fortaleza, em seguida, a exploração continua até que o avistamento de um outro ponto que foi chamado

Rostro Cabo Hermoso. 

 Navegando para a mesma rota, foi que a pequena frota chegou à baía de Jericoacoara mas os espanhóis nunca pararom por um longo tempo, eles retomaram a sua viagem ao norte para chegar à foz do Amazonas.  Durante vários ataques, Jeri foi o local de batalhas sangrentas entre os holandês, português e tribos nômades Tremembé. Em 1613 houve uma invasão pelos franceses antes da fundação de São Luis Maragnone (atualmente chamado de Maranhão). 

Durante a última batalha sangrenta em Jericoacoara e diz-se que 18 português barricados na pequena fortaleza de Nossa Senhora do Rosário resistiram ao ataque de 200 franceses. O forte foi posteriormente destruído inexplicavelmente pelo mesmos português caçando holandês, francês, piratas e nômades Tremembé. Portanto, permanece nas mãos do Estado Português até a independência do Brasil. A partir da independência até aproximadamente o início dos anos 90’ os nativos quase isolados do resto do mundo sempre viveram da mesma forma respeitando apenas as leis da aldeia e não sabendo o valor monetário todos os comércios foram baseadas exclusivamente na troca de mercadorias, em utilização mesmo se em pequena parte, ainda hoje. Jericoacoara hoje pode se orgulhar de ter uma escola, um serviço médico com uma ambulância, um posto policial, acesso à Internet e facilidade de acesso a cidades vizinhas, graças aos muitos carros de propriedade dos moradores que também são do serviço público 

 

MAPA DO SÉCULO XVI

Nota Geográfica e do Clima

Está localizada na costa do estado brasileiro do Ceará a 2 º 47'36 "sul e 40 ° 30'41" oeste, a 280 quilômetros da capital Fortaleza. O clima geralmente de maio ate fevereiro é seco e ventoso com uma humidade relativa média de 65%, enquanto os restantes meses são os meses chuvosos e a chuva não é de longa duração, mas de alta intensidade. A temperatura externa é constante ao longo do ano com uma média de 28C°. O período de ventos mais fortes do sudeste é de julho a dezembro, com uma força que varia entre 23 e 30 nós, ideal para a prática de wind e kitesurf um veradeiro paraíso para os amantes destas actividades. A temperatura média da água é de  25C°  A profundidade nas média das das marés ate 3,5 milas de distância da costa é de 6,8 metros. A duração do dia e de noite quase não varia ao longo do período de doze horas de luz e doze horas de escuridão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© 2018 Pousada Peixe D'ouro
Todos os direitos reservados
pousadapeixedouro@gmail.com
Atendimento informações e reservas 07:00h - 20:00h (88) 996014538